ERICACEAE

Gaylussacia decipiens Cham.

Como citar:

Eduardo Pinheiro Fernandez; Tainan Messina. 2012. Gaylussacia decipiens (ERICACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

NT

EOO:

19.408,676 Km2

AOO:

80,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Cerrado e Mata Atlântica, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (Kinoshita; Romão, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez
Revisor: Tainan Messina
Categoria: NT
Justificativa:

<i>Gaylussacia decipiens</i> é endêmica do Brasil, ocorrendo em áreas de Campos Rupestres, Campos de Altitude e Campos úmidos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A espécie parece bem representada nos herbários, com coletas realizadas recentemente e dentro dos limites de diversas unidades de conservação (SNUC). Mesmo com suas populações situadas em fitofisionomias associadas aos dois <i>hotspots </i>brasileiros (Cerrado e Mata Atlântica), pressionado por diversas ameaças, a espécie não parece correr risco iminente de extinção. Por esses motivos, foi considerada "Quase Ameaçada" (NT), pela sua distribuição exclusiva em fitofisionomias campestres.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Espécie de ocorrência em campos de altitude, Campos Rupestres (Kinoshita; Romão, 2012) e campos úmidos (Mendonça et al., 1998).
Habitats: 3.7 Subtropical/Tropical High Altitude
Detalhes: Subarbusto a arbusto, terrícola (Kinoshita; Romão, 2012). Espécies da família Ericaceae apresentam, geralmente, flores bissexuadas (Rapini, 2004).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.3 Tourism/recreation
O Parque Estadual de Ibitipoca é muito visitado por turistas ao longo de todo o ano. Estima-se que o número de visitantes alcance os 40.000 por ano (Menini Neto; Forzza, 2002). Além da pressão de coleta ilegal exercida por parte dos turistas, a criação de trilhas sem a orientação dos funcionários, bem como a erosão de trilhas já existentes, pode atingir diretamente as populações de algumas espécies (Menini Neto et al., 2007).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.7 Fire
Em Minas Gerais, os afloramentos rochosos das Serras Bico de Pedra, Caraça, Carrancas, Chapada, Ibitipoca, Lenheiro, Ouro Branco, Ouro Grosso e São José são ameaçados pelo fogo. A combinação da invasão de capim gordura (Melinis minutiflora) e o uso do solo para pastagem de gado formam moitas de capim que quando secas tornam-se condições favoráveis a propagação do fogo (Alves; Silva, 2011).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) na Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).